quinta-feira, 16 de maio de 2013

Apanhador de Sonhos

Matando um pouquinho da minha própria curiosidade, venho através deste post falar sobre o significado do apanhador de sonhos. Sempre achei este objeto bonito e misterioso, porém nunca havia me atentado para o surgimento e verdadeiro significado... enfim, confiram:

Filtro dos Sonhos, Apanhadores de Sonhos ou Caçadores de Sonhos (em inglês Dreamcatcher) é um amuleto da cultura indígena, que consiste em um aro construído com uma vara de salgueiro-chorão, ao qual são atrelados e pendurados vários fios, formando uma sorte de teia de aranha, propositalmente irregular em sua forma, segurando algumas poucas penas e/ou outros pequenos objetos de significância pessoal especial.


Ele é influenciado por boas ou más energias. Diz à lenda que antigamente havia duas tribos em guerra. A raiva e o rancor gerou energias desarmônicas, que faziam com que as crianças tivessem pesadelos. A grande mãe búfala desceu à terra e pediu ao xamã da aldeia que fizesse um aro com um galho passando pelo furo central. Aos primeiros raios de sol, as energias se dissipavam.


Portanto, a função do apanhador de sonhos é afastar as energias intrusas deixando que fiquem presas na teia de aranha do interior do objeto, que deve estar ao alcance dos primeiros raios de sol da manhã porque aí estas energias serão dissipadas pela força curativa do sol.



Hoje há uma super comercialização deste objeto, inspiração para acessórios, roupas e até tatuagens. 






Para finalizar, deixo aqui um poema super fofo que encontrei a respeito:

 "Sonhe seus sonhos com seus olhos fechados, mas viva seus sonhos com seus olhos abertos."




Nenhum comentário:

Postar um comentário